Serra do Amolar

Uma das mais belas paisagens pantaneiras é a Serra do Amolar: formação rochosa localizada na fronteira do Brasil com a Bolívia, entre Cáceres (MT) e Corumbá (MS). É a maior em altitude e extensão (80 km). No entorno da Serra do Amolar estão, no Brasil, o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense e três Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs. Na Bolívia, existem o Parque Nacional de Otuquis e a Área Natural de Manejo Integrado San Matías.

A Serra, considerada como uma área prioritária para conservação, faz parte do Maciço do Amolar que inclui também a Ilha Ínsua e as morrarias Novos Dourados, Santa Tereza, Castelo e outras. O Maciço regula a umidade local, beneficiando a vida de suas florestas que servem de abrigo para animais que fogem das águas durante a cheia pantaneira.

O Pantanal também funciona como um corredor de conexão entre Bacia Amazônica e Bacia do Prata, com formações do Chaco, Cerrado, Mata Atlântica, Bosque Seco Chiquitano, Amazônia e relictos de Caatinga, conferindo-lhe valor biológico inestimável. O ciclo hidrológico e a dinâmica (cheias e secas) são fundamentais para garantir a biodiversidade e manter o equilíbrio ecológico de toda a região.

Click na imagem para aumentá-la...

Veja aqui outras viagens...

error: Este conteúdo é protegido!!!